domingo, 17 de junho de 2012

Pesos e medidas: porque minha receita desandou?

Assim começa o preparo da receita: "1 xícara de farinha.... 1 de açúcar.... 1 colher de sopa de fermento... 1/2 xícara de leite..." e por aí vai. Poxa, mas eu medi tudo certinho, segui todas as instruções e deu tudo errado =(. Ajuda eu, mãe!!!

O que acontece é que, na maior parte das vezes, usamos a primeira xícara e a primeira colher de sopa que vemos pela frente!!! Mas na culinária essas medidas são padronizadas e esse problemas pode ser facilmente solucionado com um pequeno kit de xícaras de colheres padrão. Eles são bem fáceis de encontrar e vão deixar suas receitas no ponto! =D

Aqui vai uma tabelinha de medidas padrão para vc agora saber quem é quem:


Seguem também alguns exemplos de medidores. Os de plásticos são sempre mais fáceis de encontrar (e mais baratos também, hehe), mas acho que vale a pena investir em medidores de inox, porque não pegam cheiro dos alimentos e são bem mais fáceis de limpar. Um utensílio que também é legal é o copo medida, que além de informar a xícara padrão, dá o peso em gramas aproximado de alguns alimentos, como açúcar, farinha, arroz e chocolate.


Xícaras padrão


Colheres padrão

Copo medida


  Balança culinária


É cada vez mais comum também encontrarmos receitas com os ingredientes descritos em gramas, ainda mais com a popularização das revistas e programas "do estrangeiro". Nesse caso, acho que muito válido ter uma balancinha culinária, já que as receitas saem muito melhor com elas. Você pode pensar, "nossa, que neurótica, ela pesa a farinha", mas e aí que está toda diferença. Ingredientes como farinha e açúcar possuem diferentes graus de compactação, o que muda a quantidade na xícara de um dia para o outro. Com a balancinha o problema está solucionado e seus pratos vão sempre ficar do jeitinho que você esperou! =DDD

Espero que com esse post sua vida culinária fique bem mais fácil. Na proximo texto, vou postar algumas diquinhas indispensáveis para quem ainda não está familiarizado com o mundo do forno e fogão.

Até a proxima!



sexta-feira, 15 de junho de 2012

Eu voltei!

Vou retormar este blog mais que abandonado!

Mas não pense que foi (só) desleixo. Infelizmente lesionei minha mão direita no início do ano e precisei passar por uma reconstrução do ligamento do polegar, ou seja, fiquei sem poder usar minha mãozinha durante um booooom tempo.

Entretanto, o pior já passou! A cirurgia foi um sucesso e depois de trocentas  mil sessões de fisioterapia, aqui estou eu, cheia de boa vontade para colocar esse espacinho virtual para funcionar de novo.

Em breve postarei novos bolinhos, sempre com a receita para que quiser se aventurar como eu.

Até logo e um beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...