quarta-feira, 30 de março de 2011

Cupcake tortinha de limão

Olá,

                 Acho que eu realmente estou passando por uma fase limão! Acho que é porque essa fruta tem tudo a ver com o mega-calor que faz frequentemente aqui no Rio. Hoje mesmo me peguei comendo um brigadeiro branco de limão siciliano depois do almoço!

                 Essa receita é super simples. Utilizei a massa do cupcake de limão com farofa doce, o recheio foi leite condensado com suco de limão (fui misturando no olho mesmo) e a cobertura foi de merengue italiano (receita do maravilhoso blog Fofurices) chamuscadinho com maçarico. Não usei nem bico de confeita nem nada, fui com a colher na cara e na coragem, pois queria um visual mais caseiro. Seguem aí as fotos:

 Que tal um cafezinho?

Metadinha da maldade

                 Na próxima semana devo repetir a dose, porém um pouco modificada, claro... me aguardem!

Beijo!

terça-feira, 29 de março de 2011

O Cupdreams deu lugar ao Bolinho de Caneca

Olá,

                  O domínio do blog mudou para http://bolinhodecaneca.blogspot.com/. Tomei essa decisão em mais uma ida ao shopping, quando percebi que muitas das lojas tinham nomes em inglês, mesmo sem a menor necessidade. E vi que isso também acontecia por aqui. Não que eu seja uma nacionalista extramada, nada disso, mas é que eu queria um nome mais fofo e próximo das pessoas. Fora que o meu sogro vivia peguntando pelos meus "bolinhos de caneca" e eu bem que achei um nome super-legal.


                  É isso gente, o Bolinho de Caneca nasceu. Espero que com essa mudança eu possa trazer para cá receitas feitas com ingredientes fáceis e que sejam daqui, porque eu não aguento mais ir na net em busca de algo novo e só encontrar receita de ruibarbo com cranberries.

Beijo e até a próxima!

domingo, 27 de março de 2011

Meu aniversário

Olá,

                 esse mês eu fiquei mais velhinha, uobaaa! Para comemorar mais uma primavera, decidi fazer o meu próprio bolo. Eu nunca fiz um bolo decorado antes, então, por favor, sejam caridosos com o seu julgamento, hahaha.

                 Depois desse dia tive, assim por dizer, uma ligeira sensação de que eu preciso me aprimorar, huahuahau. De qualquer maneira, foi uma tarefa bem divertida!!!

Olha aí: eu, o bolo, a Elisa e dois avós babões!

                 Já estou preparando mais uma fornadinha de cups!

Beijo!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Anatomia do Cupcake

Pessoal,

                 A câmera do meu pai (com a qual eu tiro as fotos para o blog) está na casa da minha irmã. O problema é que nem ela devolve e nem eu vou pegar. Mas logo, logo eu pego a minha querida de volta!!!

                 Enquanto isso, aproveitem para apreciar esse infográfico muito engraçado, que eu tirei do blog Marketing na Cozinha


                 A postagem completa pode ser vista a aqui, onde também tem um videozinho bem legal de como o infográfico foi feito.

                Amanhã tem cursinho de bolo para mim, uobaaaaa!!!

Beijo, gente, e até aproxima!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Sabor limão e arrumadinho para o carnaval

                Essa receita eu tirei do Larousse do Cupcake. A receita rende 12 unidades, mas na minha mão só rendeu 7, mas acho que era pra render umas 10. É que eu sou um pouco generosa demais e acho que botei mais massa do que devia e aí os meus cups viraram uns montrengos gigantes. Mas isso é o de menos, essa receita é uma DE-LÍ-CIA, mas tão delícia que seria um crime não compartilhá-la. Seguem as fotinhos:


Que tal um cafezinho?

Ai, que maldade!

                Uma pena mesmo foi a minha sobrinha/afilhada/fã-de-bolinhos ter chegado em casa dormindo... agora eu vou ter que esperar até amanhã para saber qual foi a reação dela!!! Mas voltando a nossa receitinha... meus caros, acho que essa foi a massa mais linda que eu já fiz. Sério, acho que se estivesse um pouco mais sensível eu choraria, ela tem um brilho lindo, é quase um veludo, e bem fácil de fazer, não precisa nem de batadeira. Enfim, já estou me alongando demais aqui né, vou colocar logo esse receita.

Cupcake de limão com farofa doce

Antes de tudo: já deixe o forno aquecendo!

Farofa doce:

  • 20g de manteiga sem sal
  • 30 g de açúcar
  • 30 g de farinha

Misture tudo com a mão até ficar uniforme, com aparência de farofa molhada

Massa de bolo:

  • 120g de farinha
  • 120g de açúcar
  • 70 g de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 160g de iogurte natural (um copinho daqueles individuais certinho)
  • Suco de 1/2 limão
  • Raspas de limão
  • 1 ovo

Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal e reserve. Em um recipiente, bata a manteiga e o ovo com o auxílio de um fuê. Em seguida, adione o açúcar e bata até que fique homogêneo. 

Adicione então o iogurte, o suco de limão e as raspas. Vá adicionando o restante dos ingredientes secos aos poucos, batendo com o fuê apenas o suficiente para ficar homogêneo.

Como montar o cupcake:

Preencha 3/4 da forminha com a massa e cubra com a farofa doce. Asse em forno baixo até o palito sair limpo. Não abra o forno antes da massa "cheirar", senão vai solar com certeza!!! Decore com raspas de limão. Como eu estou nesse clima carnaval, resolvi polvilhar os cups com açúcar impalpáve e jogar ums confeitos-confeiti. A graça ficou por conta da jujubinha espetada no topo.

                 Ele fica sensacional, quase tântrico (huahuahua). Massa molhadinha com casquinha crocante, huuum! Aproveitem.

Beijo e boa folia!

quarta-feira, 2 de março de 2011

O Cupdreams está de cara nova!

                 Graças ao Pedro, meu namorado, fotógrafo e agora meu personal-banner-designer (e não é Tabajara não!). E o melhor é que eu nem precisei pedir, caiu do céu direto na minha caixa de e-mail. Eu achei bem legal, já que eu queria um visual mais claro para o blog a um tempinho.
                 Espero que tenham gostado tanto ou mais do que eu. Em breve eu postarei aqui mais novidades e quam sabe até um bolinho com tema de carvaval!!! E que venha a folía!

Beijo!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...